04/06/2012

Programação

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
AUDITÓRIO DO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS | UFPE
5 E 6 DE JUNHO DE 2012




COMPARATISMO E INTERTEXTUALIDADE NA LITERATURA PORTUGUESA:

REALISMO E NEORREALISMO EM PORTUGAL E NO BRASIL

SEMINÁRIO EM HOMENAGEM A

ALVES REDOL (29.12.1911-29.11.1969)
MANUEL DA FONSECA (15.10.1911-11.03.1993)
JORGE AMADO (10.08.1912-06.08.2001)

PELOS CENTENÁRIOS DE NASCIMENTO




05 de junho
MANHÃ

9h00: ABERTURA.

9h30 às 11h30: MESA-REDONDA 1. NEORREALISMO, ALVES REDOL, MANUEL DA FONSECA e JORGE AMADO.
  • Francisco Ferreira de Lima (UEFS): “Barranco de cegos e a desmontagem do universo simbólico salazarista”.
  • Sônia Ramalho (UFPE): “Realismo socialista e romance proletário em Jorge Amado: Seara Vermelha”.
  • Antony Cardoso Bezerra (UFRPE/UFPE): “Diálogos com António Alves Redol e Manuel da Fonseca: da experiência à produção ficcional”.
COORDENADOR: José Rodrigues de Paiva (UFPE).

TARDE

14h30 às 17h00: MESA-REDONDA 2. REALISMO E NEORREALISMO EM PORTUGAL E NO BRASIL (I).
  • Lucila Nogueira (UFPE): A crítica de costumes em Eça de Queirós e Jorge Amado.
  • André de Sena Wanderley (UFPE): "Teófilo Braga, Sílvio Romero e a poesia realista".
  • César Giusti (UFPE): “Algo flui entre o esteiro e a areia”.
COORDENADOR: Anco Márcio Tenório Vieira (UFPE)

06 de junho

MANHÃ

9h30 às 11h30: MESA-REDONDA 3. REALISMO E NEORREALISMO EM PORTUGAL E NO BRASIL (II).
  • Eduardo França (UFPE): “O Realismo em Machado de Assis: uma estratégia e não uma escola”.
  • Fabiana Furtado (Unicap): “O romance brasileiro de 30 e sua relação com o Neorrealismo português – as conexões entre Seara vermelha e Gaibéus".
  • Cristina Botelho (UPE): “Machado de Assis e Eça de Queiroz: perspectivas e projeções”.
COORDENADOR: André de Sena Wanderley (UFPE)

TARDE

14h30 às 17h00: MESA-REDONDA 4. REALISMO E NEORREALISMO: DA LITERATURA AO CINEMA, ÀS ARTES PLÁSTICAS E À FOTOGRAFIA.
  • Paulo Cunha (UFPE): "Aspectos do neorrealismo no universo cinematográfico”.
  • Madalena Zaccara (UFPE): “Considerações sobre o Neorrealismo nas artes visuais no Brasil”.
  • Maria do Carmo Nino (UFPE): “Fotojornalismo humanitário x estética neorrealista : convergências e divergências”.
  • Saulo Neiva (Univ. de Clermont-Ferrand): "Reflexões sobre a recepção de Jorge Amado na França".
COORDENADOR: Ricardo Postal (UFPE).

17h30: Lançamento do nº 8 da Revista Estudos Portugueses.


Equipe de execução
Coordenadores
Anco Márcio Tenório Vieira
André de Sena Wanderley
José Rodrigues de Paiva

Apoio técnico
Anuska Vaz
Cecília Carneiro Leão Ferreira
Daniel Carvalho Cisneiros Silva
Danielle Marinho
Elaine Emanuela de Lima
Jéssica Paôla Camilo Vasconcelos Barkokebas
Tony Carlos Pradines Lins



28/05/2012

Alves Redol: a vida e a obra (documentário)



O documentário foi exibido na sessão de homenagem por ocasião do
centenário de nascimento de Alves Redol, promovida pelo
Partido Comunista de Portugal (PCP) em Dezembro de 2011.
Ficaremos felizes em retificar possíveis créditos faltantes.  

05/05/2012

Seminário “Comparatismo e Intertextualidade na Literatura Portuguesa: Realismo e Neo-Realismo em Portugal e no Brasil”

Para registrar a passagem dos centenários de nascimento dos escritores portugueses Alves Redol (1911-1960) e Manuel da Fonseca (1911-1993) e do brasileiro Jorge Amado (1912-2001), a Associação de Estudos Portugueses Jordão Emerenciano, da Universidade Federal de Pernambuco, vai realizar, nos dias 5 e 6 de junho próximo o Seminário “Comparatismo e Intertextualidade na Literatura Portuguesa: Realismo e Neo-Realismo Em Portugal e no Brasil”.
A iniciativa conta com o apoio do Departamento de Letras da UFPE, do seu Programa de Pós-Graduação, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas e da Editora da mesma Universidade, e vai reunir durante os dois dias da sua duração, professores e estudantes de Letras daquela e de outras instituições de ensino universitário. O objetivo, além da específica homenagem aos escritores centenários materializado no estudo das respectivas obras, é abrir um espaço para a reflexão e o debate em torno da literatura – particularmente na sua expressão realista e neo-realista – e de outras artes (cinema, artes plásticas e fotografia), privilegiando-se o diálogo comparatista e intersemiótico.
Para fazer a palestra de abertura do Seminário os coordenadores da iniciativa – professores Anco Márcio Tenório Vieira, André de Sena Wanderley e José Rodrigues de Paiva – convidaram o professor Francisco Ferreira de Lima, da Universidade Estadual de Feira de Santana (BA), especialista no Neo-Realismo literário português e também em literatura de viagens, assuntos sobre os quais o pesquisador publicou alguns livros além de vários artigos científicos esparsos em periódicos nacionais e internacionais. Francisco Ferreira de Lima falará sobre a obra de Alves Redol – particularmente sobre o romance Barranco de cegos – e suas relações com a política salazarista. O encerramento caberá ao professor Saulo Neiva, pernambucano que leciona na Universidade francesa de Clermont-Ferrand e que tratará da “Recepção de Jorge Amado na França”. Além destes, têm participação confirmada os professores Sônia Ramalho, Lucila Nogueira, André de Sena, César Giusti, Eduardo França, Paulo Cunha, Madalena Zaccara, Maria do Carmo Nino (todos da UFPE), Antony Cardoso Bezerra (UFRPE), Fabiana Furtado (UNICAP) e Cristina Botelho (UPE).
No decorrer das atividades acadêmicas será lançado o nº 8 da Revista Estudos Portugueses, da Associação de Estudos Portugueses Jordão Emerenciano, que tem, para esta edição, o patrocínio da Editora Universitária. A Coordenação do Seminário – que conta, ainda, com o apoio institucional do Conselho da Comunidade Portuguesa de Pernambuco e do Gabinete Português de Leitura – oferece, gratuitamente, 200 vagas para inscrições dos interessados em obter certificados na condição de ouvintes e franqueará o livre acesso a quem tiver interesse nas palestras. Estas serão realizadas no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE, das 9h00 às 12h00 e das 14h30 às 17h00. Os interessados em formalizar a inscrição poderão fazê-lo pelo e-mail comparatismoport@gmail.com O Seminário insere-se no elenco de atividades comemorativas do 10 de Junho: Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. 


26/04/2012

Objetivos

Alves Redol
Manuel da Fonseca
Jorge Amado


O Seminário "Comparatismo e intertextualidade na literatura portuguesa: realismo e neorrealismo em Portugal e no Brasil" tem como meta oferecer aos docentes e discentes da Universidade Federal de Pernambuco e a comunidade em geral dois dias de debates e intercâmbios teórico-literários, nos dias 05 e 06 de junho de 2012, que terão como base a comemoração do centenário dos escritores portugueses Alves Redol e Manuel da Fonseca e do escritor brasileiro Jorge Amado, integrando-se nas comemorações do Dia de Portugal e de Camões, com enfoque especial no chamado neorrealismo português. Contará com a presença de estudiosos de renome e especialistas nas obras destes autores, além de professores doutores do Departamento de Letras da UFPE, em palestras e mesas redondas que ofertarão, além da efeméride em si, novas abordagens e contribuições teóricas em relação a obra dos referidos autores e de outros, em abordagens comparativistas.

Nosso seminário busca ampliar, numa perspectiva nacional, os estudos sobre o neorrealismo português e trará ao Recife estudiosos da área. Ele também servirá como retomada da revista Estudos Portugueses, editada há anos pela Associação de Estudos Portugueses Jordão Emerenciano, do Depto. de Letras da UFPE, coordenada pelo Prof. Dr. José Rodrigues de Paiva.

Neste ano de 2012, buscará deslindar aos alunos e público em geral a importância que o neorrealismo português teve em seu período, em confluência com a literatura brasileira, como pletora das mais diversas obras que geralmente se irmanavam através de uma consciência ideológica de esquerda, não apenas na prosa e poesia das primeiras décadas do século XX, mas também na pintura, música e cinema (configurando,  por exemplo, o neorrealismo cinematográfico, uma estética respeitadíssima no âmbito da sétima arte).

O panorama do neorrealismo português - e europeu, se o ampliarmos a outros países - é vasto e proteiforme, presentificando-se com características ao mesmo tempo gerais e singulares em cada produção artística. As mesas-redondas que comporão o evento irão abordar o realismo de Eça de Queiroz e Machado de Assis; o neorrealismo português em suas relações como romance nordestino de 30 (Alves Redol, Soeiro Pereira Gomes, Manuel da Fonseca, Jorge Amado, Gracialiano Ramos, José Lins do Rego, etc.); a estética e a teoria realistas de fins do século XIX em Portugal e no Brasil; além de outras análises literárias comparatistas e intersemióticas, incluindo o cinema e as artes plásticas, com especialistas da área.


Nosso Blog

A Associação de Estudos Portugueses Jordão Emerenciano do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco idealizou este espaço para divulgar suas atividades entre o público universitário e toda a comunidade. Sejam todos bem vindos às nossas atividades críticas, congressos, seminários, mesas-redondas, publicações, etc., dedicados aos estudos literários portugueses e, também, aos intercâmbios com a literatura brasileira.