O Seminário "Comparatismo e intertextualidade na literatura portuguesa: realismo e neorrealismo em Portugal e no Brasil" tem como meta oferecer aos docentes e discentes da Universidade Federal de Pernambuco e a comunidade em geral dois dias de debates e intercâmbios teórico-literários, nos dias 05 e 06 de junho de 2012, que terão como base a comemoração do centenário dos escritores portugueses Alves Redol e Manuel da Fonseca e do escritor brasileiro Jorge Amado, integrando-se nas comemorações do Dia de Portugal e de Camões, com enfoque especial no chamado neorrealismo português. Contará com a presença de estudiosos de renome e especialistas nas obras destes autores, além de professores doutores do Departamento de Letras da UFPE, em palestras e mesas redondas que ofertarão, além da efeméride em si, novas abordagens e contribuições teóricas em relação a obra dos referidos autores e de outros, em abordagens comparativistas.
Nosso seminário busca ampliar, numa perspectiva nacional, os estudos sobre o neorrealismo português e trará ao Recife estudiosos da área. Ele também servirá como retomada da revista Estudos Portugueses, editada há anos pela Associação de Estudos Portugueses Jordão Emerenciano, do Depto. de Letras da UFPE, coordenada pelo Prof. Dr. José Rodrigues de Paiva.
Neste ano de 2012, buscará deslindar aos alunos e público em geral a importância que o neorrealismo português teve em seu período, em confluência com a literatura brasileira, como pletora das mais diversas obras que geralmente se irmanavam através de uma consciência ideológica de esquerda, não apenas na prosa e poesia das primeiras décadas do século XX, mas também na pintura, música e cinema (configurando, por exemplo, o neorrealismo cinematográfico, uma estética respeitadíssima no âmbito da sétima arte).
O panorama do neorrealismo português - e europeu, se o ampliarmos a outros países - é vasto e proteiforme, presentificando-se com características ao mesmo tempo gerais e singulares em cada produção artística. As mesas-redondas que comporão o evento irão abordar o realismo de Eça de Queiroz e Machado de Assis; o neorrealismo português em suas relações como romance nordestino de 30 (Alves Redol, Soeiro Pereira Gomes, Manuel da Fonseca, Jorge Amado, Gracialiano Ramos, José Lins do Rego, etc.); a estética e a teoria realistas de fins do século XIX em Portugal e no Brasil; além de outras análises literárias comparatistas e intersemióticas, incluindo o cinema e as artes plásticas, com especialistas da área.
Nenhum comentário:
Postar um comentário